Pão de Centeio com Melaço e Receita de Cominho

Ingredientes

  • 9 onças (cerca de 2 xícaras) de farinha de centeio
  • 1 1/4 xícaras de água
  • 2 1/4 colheres de chá de fermento instantâneo, dividido
  • 6 3/4 onças (cerca de 1 1/4 xícara) de farinha de pão
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de melaço
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de sementes de cominho

instruções

  1. 1

    Coloque a farinha de centeio, a água e 1/4 de colher de chá de fermento na tigela da batedeira. Mexa bem, cubra com filme plástico e deixe descansar por 8 a 12 horas em temperatura ambiente.

  2. 2

    No dia seguinte, acrescente o restante do fermento, a farinha de pão, o sal e o melaço. Sove com o gancho de pão até obter uma massa lisa e elástica. Deve ser pegajoso, mas não pegajoso ou pegajoso. Se a massa ainda estiver muito pegajosa, adicione mais farinha de pão, conforme necessário. Junte o azeite e as sementes de cominho e amasse até incorporar e distribuir bem.

  3. 3 –

    Forme uma bola com a massa, regue com um pouco de azeite e coloque de volta na tigela. Cubra com filme plástico e reserve até dobrar de tamanho, cerca de uma hora.

  4. 4 –

    Passe farinha na superfície de trabalho e coloque a grade do forno no centro do forno. Pré-aqueça o forno a 350 ° F. Coloque uma assadeira ou pergaminho em uma assadeira ou polvilhe com fubá.

  5. 5

    Desenforme a massa e sove um pouco. Faça uma forma oval comprida, sele a costura na parte inferior e coloque-a na assadeira preparada. Polvilhe a massa com farinha de arroz (de preferência) ou farinha de trigo. Cubra a massa com filme plástico e reserve até dobrar de tamanho, cerca de 40 minutos.

  6. 6

    Quando a massa crescer, descubra, corte várias vezes na diagonal e leve ao forno a 350 ° F, até dourar bem, cerca de 35 minutos. Deixe o pão esfriar completamente em uma gradinha antes de fatiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *