Receita de sorvete de capim-limão Kumquat

Ingredientes

  • 2 xícaras de creme de leite
  • 1 xícara de leite integral
  • 3 talos de capim-limão, apenas as metades inferiores macias, as folhas externas duras removidas, cortadas em segmentos de 1/4 de polegada
  • 1 xícara (cerca de 6 1/2 onças) de kumquats, lavados e picados, sementes removidas
  • 6 gemas de ovo
  • 1 xícara de açúcar, dividido
  • 1/2 colher de chá de sal kosher

 

instruções

  1. 1

    Em uma panela média grossa, leve o creme de leite e o leite para ferver em fogo médio. Quando os laticínios começarem a borbulhar, adicione capim-limão, tampe, desligue o fogo e deixe em infusão por 2 horas. Despeje por uma peneira de malha fina em uma medida de 1 litro de líquido. Descarte a erva-cidreira.

  2. 2

    Enquanto o leite está fervendo, misture os kumquats picados com 1/2 xícara de açúcar em uma tigela até que o açúcar comece a se dissolver. Deixe descansar no balcão por 10 minutos, mexa novamente e leve à geladeira durante a noite.

  3. 3

    Em outra panela média grossa, bata as gemas e a 1/2 xícara de açúcar restante até obter uma cor mais clara e ligeiramente engrossar. Despeje lentamente os laticínios coados, mexendo constantemente, cerca de 1/4 de xícara por vez, até que metade dos laticínios esteja integrada aos ovos. Despeje o leite restante e misture bem.

  4. 4

    Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que um creme se forme nas costas de uma colher e um dedo passado nas costas deixe uma linha limpa. Junte o sal a gosto, depois coe o creme em um recipiente hermético e leve à geladeira durante a noite.

  5. 5

    No dia seguinte, bata o sorvete de acordo com as instruções do fabricante. Escorra os kumquats da calda, reservando a calda para outro uso. Transfira o sorvete para um recipiente hermético e envolva rapidamente em kumquats. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *